Mamoplastia
Mamoplastia
A Mamoplastia é um dos procedimentos de Cirurgia Plástica mais realizados no mundo. Este procedimento busca dar nova forma à mama, através da correção da flacidez ou através do aumento ou redução do volume das mamas. Assim como o reposicionamento da auréola e do sulco mamário, conhecido como mastopexia. Estas cirurgias podem serem feitas isoladamente, ou de forma associada com a colocação de próteses de silicone, o que pode aumentar a projeção dos seios valorizando o colo feminino.
Deve ser feita em ambiente hospitalar com centro cirúrgico apropriado. Por equipe médica treinada e especializada em cirurgia plástica.
Mastopexia
OS SEIOS SOFREM VÁRIAS ALTERAÇÕES CAUSADAS PELOS HORMÔNIOS, USO DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS, GRAVIDEZ, AMAMENTAÇÃO OU MENOPAUSA. POR ISSO, COM O TEMPO, OS SEIOS ALTERAM O SEU ASPECTO E CONSISTÊNCIA, TORNANDO-SE MAIS CAÍDOS. A MASTOPEXIA PERMITE REPOSICIONAR OS SEIOS E AS AREOLAS NUMA POSIÇÃO MAIS ALTA E AO RETIRAR A PELE DIMINUI A FLACIDEZ DA MAMA.
POR VEZES, A SIMPLES COLOCAÇÃO DE UMA PRÓTESE DE TAMANHO MÉDIO OU GRANDE E COM ALTA PROJEÇÃO, PODE SOLUCIONAR O PROBLEMA ESTÉTICO, NAS CHAMADAS PSEUDOPTOSES.
TIPOS DE MASTOPEXIA:
A mastopexia clássica é feita sem utilizar próteses, pois é feita apenas para corrigir a flacidez dos seios, no entanto, quando a mama é pequena a mulher pode optar pelo uso das próteses de silicone. A mastopexia com prótese têm utilizada cada vez mais por mulheres que também pretendem aumentar o tamanho dos seios, criando uma silhueta mais preenchida.
Em qualquer caso, a mastopexia pode deixar cicatrizes?
EXISTEM 3 TIPOS PRINCIPAIS DE CORTES QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA FAZER A
MASTOPEXIA:
·PERI AREOLAR: É FEITO APENAS EM ALGUNS CASOS, ESPECIALMENTE QUANDO NÃO É NECESSÁRIO REMOVER GRANDE QUANTIDADE DE PELE;
·PERI AREOLAR E VERTICAL: É FEITO QUANDO A ARÉOLA PRECISA SUBIR, MAS NÃO É NECESSÁRIO RETIRAR MUITA PELE;
·T-INVERTIDO: É A MAIS USADA. PARA OS CASOS EM QUE É NECESSÁRIO RETIRAR UMA GRANDE QUANTIDADE DE PELE.
DEPENDENDO DO TIPO DE MAMA E DO RESULTADO FINAL, O TIPO DE CICATRIZ PODE SER DECIDIDO JUNTO COM O MÉDICO, DE FORMA A OBTER O MELHOR RESULTADO ESTÉTICO, TANTO DA POSIÇÃO DA MAMA, COMO DA CICATRIZ.
MAMOPLASTIA REDUTORA: COMO É FEITA, RECUPERAÇÃO E RISCOS
A MAMOPLASTIA REDUTORA É REALIZADA PARA DIMINUIR O TAMANHO E O VOLUME DAS MAMAS, SENDO INDICADA QUANDO POSSUI ALTERAÇÕES FUNCIONAIS, COMO LIMITAÇÕES, DOR NAS COSTAS E NO PESCOÇO OU QUANDO A PACIENTE APRESENTA O TRONCO CURVADO (CIFOSE), PROVOCANDO ALTERAÇÕES NA COLUNA DEVIDO AO PESO DOS SEIOS. NO ENTANTO, ESTA CIRURGIA TAMBÉM PODE SER FEITA POR QUESTÕES ESTÉTICAS, PRINCIPALMENTE QUANDO A MULHER ESTÁ INSATISFEITA COM O TAMANHO DOS SEUS SEIOS E SUA AUTOESTIMA É AFETADA.
OS RISCOS DA MAMOPLASTIA REDUTORA ESTÃO RELACIONADAS COM OS RISCOS GERAIS DE QUALQUER CIRURGIA, COMO INFECÇÃO, SANGRAMENTO E REAÇÕES AO USO DE ANESTÉSICOS.
ALÉM DISSO, PODE OCORRER DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE NOS MAMILOS, IRREGULARIDADES NOS SEIOS, ABERTURA DE PONTOS, CICATRIZES INESTÉTICAS, ESCURECIMENTO DA PELE OU HEMATOMAS.